segunda-feira, 13 de abril de 2009

Afinidade Emocional com a Marca


Muitos consumidores estabelecem no decorrer da vida, emocionalmente falando, um certo tipo de proximidade com "marcas". Há muitos indivíduos que só utilizam uma marca de carro, uma marca de perfume, uma marca bebida, etc..., Isso é visto por alguns pesquisadores como o resultado de um vínculo emocional advindo de muitos fatores, dos quais podemos inferir:
-modismo: o principal e mais complexo objetivo da comunicação mercadológica é causar a personificação de marca, produzir tal conhecimento para que este seja tão grandioso, que seja capaz até de substituir o próprio nome do produto pela sua marca. Cases consagrados como o da Gillet, Xerox, Bombril (até 2002, com a emergência do "fenômeno" concorrente Assolan), Leite Moça, Sedex etc... Fizeram com que os consumidores esquecessem subitamente, o nome dos utilitários aderindo ao seu freqüente uso até que outra marca possa substituí-lo da mesma forma e intensidade.
-fetiche: ele é um estímulo motivador. No momento em que o consumidor sentiu-se satisfeito, adquiriu afinidade com a marca e esta lhe proporcionou altivez, o receptor ficará encantado e estabelecerá uma enorme confiança na marca e de outra não precisará mais, pois aquela supriu todas suas necessidades. O consumidor está seduzido.
Premissa sentimental: Muitos indivíduos possuem, por ter sido o primeiro fruto do seu trabalho, ou de outro, mais enfim foi seu primeiro objeto-marca. São muito comuns com produtos na segmentação de carros e principalmente cigarros, pesquisas Européias afirmam: que 80% dos fumantes só tragam uma marca de cigarro a vida toda, pelo fato desta ter sido a primeira.
Possuímos uma escala de valores de consumo. Inconscientemente escalamos uma tabela de marcas em nosso subconsciente, quando em um ponto de venda não há a marca, procuramos imediatamente outra que vem por seguinte em nossa seleção interna de valores, caso da outra marca também não tiver, temos mais uma, assim consecutivamente.
Exemplo de consumidor que gosta de Antártica (bebida alcoólica):
1ª-Antártica
2ª-Brahma
3ª-Skol
4ª-Kaiser
Exemplo de consumidor que gosta de Coca-cola:
1ª-Coca-cola
2ª-Pepsi-cola
3ª-Guaraná Antártica
4ª-Fanta
Essa escala segue para todos os padrões da variável de consumo, para roupa, produtos de informática, televisão, celular, carro, linhas aéreas, restaurantes etc.
OBS: Produtos em escala e ordem meramente ilustrativa
FONTE
O Almanaque do Publicitário
Autor
João Paulo Cavalléro de Freitas
Capítulo
II