segunda-feira, 6 de julho de 2009

O que é marketing?


CAPÍTULO VIII- O que é Marketing?
A concepção geral no que constitui a palavra "marketing" já é muito relativa entre os indivíduos, ao mesmo tempo em que parece autoconfiante é altamente negativa. Isto é, a maioria das pessoas não duvida que marketing é a venda de bens constituida de forma censurável e seletiva. Esta compreensão de uso, valor e troca é muito antiga, advem das atitudes tradicionais no comportamento daqueles que vendem algo para alguma coisa.As raízes etimológicas de Mercari, Comerciar, Mereri, servir por dinheiro, Merere, Receber, podem espelhar neutralidade, ou mesmo positivas, entretanto o uso dessas raízes para formar palavras como "meretriz" o mesmo que "prostitutas" e "mercenário" para indicar alguém "preso" ao dinheiro, isso mostra a origem de valores negativos e são contrapontos à teoria de VENDA espelhada pelo marketing.Marketing é a disciplina básica que fundamenta mercadologicamente todos os negócios, disciplina esta, vital para o capital bem sucedido de uma organização. Produtos melhores, qualidade no atendimento, satisfação de consumo, FIDELIDADE
e aumento de vendas são os resultados esperados de um bom planejamento de marketing quando seu composto é tratado de forma primária, para qualquer empreendimento que busque o principal fundamento de marketing o LUCRO.Teóricos e práticos freqüentemente criam tensões devido ao conflito de propósitos, procedimentos, conceitos e atuações de padrões científicos e profissionais. Os psicólogos clínicos acadêmicos e os psicólogos acadêmicos travam há muito tempo esta tensão. Durante algum tempo, os profissionais de marketing têm pensado a respeito de seu desenvolvimento como uma ciência. Em geral a comunicação de mercado está nesse rumo. A criação do Marketing Science Institute é uma indicação disto, bem como inúmeras conferências, simpósio e artigos já rotulam o marketing como ciência, possuindo até uma teoria ou metateoria.Transcrever a publicidade é também traduzir o mundo do marketing, um haitat que sempre transcorre por evoluções. Hoje podemos dizer, com veemência de certeza que a publicidade e o marketing são seguimentos totalmente interdependentes, ou seja, um não existe sem a presença do outro em suas ações de comunicação.O termo marketing teve início nos Estados Unidos nos princípios do século XX. Em 1930 quando foi instituída a American Marketing Association (AMA), entidade responsável por coligar os profissionais para o desenvolvimento das atividades no setor. As universidades americanas em meados da década de 30, começaram a oferecer os cursos de marketing em suas graduações, sendo enfocados: pesquisas de mercado, análise de demanda, técnicas de vendas e de distribuição.No Brasil, o marketing chegou vinte anos após a AMA, em 1950 no embalo da vinda das multinacionais norte-americanase européias. Neste momento muitos investimentos federais vinham em busca de empresas do alto escalão internacional como por exemplo: Volkswagen, a fábrica era instalada em São Paulo, no bairro do Ipiranga, em 23 de março de 1953. FORD, a princípio colocada em Bom Retiro depois foi para São Paulo. Coca-Cola por sua vez chega ao Brasil em 1940, com o famoso slogan "A pausa que refresca", porém é somente em 1950 que a empresa se consolida no país. Fora estas podemos contar com outras grandes indústrias nacionais incentivadas com a política de abertura de J.K no Brasil, o que muito favoreceu o avanço econômico brasileiro.Com a rápida ascensão do marketing no mundo a expressão "comercialização" foi se exaurindo paulatinamente, logo foi substituida pela palavra marketing. No início o marketing foi encarado como uma panacéia, para os industriais como se algo mágico estivesse sido descoberto, e a verdadeira soluções para os problemas mercadológicos de um mundo que ainda descobria as arte-manhas do voraz capitalismo.Vamos a sua base...
FONTE
Livro O Almanque do Publicitário
CAPÍTULO- VIII
AUTOR
João Paulo Cavalléro de Freitas