domingo, 29 de março de 2009

Quais as funções da Publicidade?


*Divulgação da marca: (de produto ou serviço) ou empresa para torná-la íntima dos consumidores que já conhecem e/ou fazê-la conhecida pelos que não a conheçem.
*Promoção da marca ou empresa para seus consumidores: visando aumentar a presença entre eles ou ressaltando os aspectos mais competitivos em relação aos que já atuam no mercado.
*Criação do mercado: para a marca ou empresa através da conquista e prospecção de novos consumidores.
*Expansão do mercado: através da conquista de mais consumidores.
*Correção do mercado: quando a imagem da marca ou empresa não estiver sendo bem percebida de maneira adequada pelos consumidores, ou quando estes não estiverem corretamente informados das características e vantagens ou serviço do anunciante.
*Educação do mercado: quando o consumo depender da formação de uma atitude ou hábito do consumidor.
*Consolidação do mercado: quando o importante for solidificar uma posição conquistada através da reafirmação das qualidades da marca ou empresa.
*Manutenção do mercado: através da constante reafirmação das características e vantagens da marca ou empresa e da ação de reposta aos ataques e esforços da concorrência. (Sampaio 1995, pp.15-16), mais importante que conquistar novos mercados e clientes, é mantê-los.
FONTE
João Paulo Cavalléro de Freitas
Publicitário e Pesquisador da Comunicação Social como objeto de Estudo Científico
Escritor do Livro O ALMANAQUE DO PUBLICITÁRIO- Básico I

Nenhum comentário:

Postar um comentário