quinta-feira, 5 de março de 2009

O que é Propaganda?



MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO
A propaganda "surgiu" em Roma, com o intuito de propagar o catolicismo pelo mundo, daí vieram missões por praticamente toda parte do mundo.
Propaganda não é nada mais que a manipulação da comunicação em suas formas mais persuasivas, ela promove um comportamento em busca de benefícios a quem a está falando, informando, traduzindo ou anunciando. A propaganda é possuidora de um poder persuasivo inigualável a qualquer outro meio que busque influenciar indivíduos sociáveis nos atos ideológicos e consumatórios, ela vem com a adequação de uma idéia tendo como conseqüência à venda de um produto papável ou não.
Pesquisadores discutem se a propaganda é uma Arte, Ciência ou Técnica. De fato é uma conjuntura de tudo. A união desses três ícones a faz propaganda.
A Arte: Todo anúncio tem que possuir uma tipologia lingüística um texto (para ser lido ou falado) e uma imagem para ser grafada ou apenas vista. A arte está enquadrada tanto na propaganda estática, revistas- jornais, ou na tele-comunicada, televisão e rádio. A Ordenação.
Ciência: A parte científica da propaganda consiste no seu todo, desde pesquisas iniciais para um simples planejamento de campanha, até análises de mercado e segmentação de públicos. A manipulação.
Técnica: Aqui está a criação, é quando se ler, ver, ou escuta entrelinhas que o "produto" é o que se precisa para satisfazer as necessidades de consumo. Agrega-se valores ao produto, fortalecendo a construção de uma marca ou imagem sólida. Desta forma se age com a necessidade e desejo do receptor, onde a necessidade é o racional e o desejo, emoção. A Persuasão.
80% dos desejos de premissa do ser – humano, são supridos por infindáveis marcas. Ao fazer propaganda cria-se um desejo coletivo para que este possa solucionar as necessidades individuais. As marcas surgem imbuídas no intuito de suprir os desejos necessários, pelo afagar de suas conveniências. Analisando pela forma mais abrangente, o que dizemos de desejos emocionais afetivos são efetivados através de marcas trabalhadas e produzidas em caráter de audiência; por - exemplo: há trinta anos atrás, era absolutamente crível e natural uma mulher sonhar em ter de quatro a cinco filhos e casar-se muito cedo. Mitificava-se o valor das mulheres "bem prendadas", a doméstica rainha do lar era condição de aceitabilidade social daquela momentânea realidade. Curiosamente, da mesma forma se percebia que, quase em todas as novelas, Séries Européias e na indústria "Holyoodana" em geral, veículos de comunicação fabricavam esse mesmo horizonte, num mundo fechado e talvez até racional para a época, afinal todos vivemos numa verdade momentânea.
A comunicação induz comportamentos subseqüentes dos indivíduos, delimitando as linhas tênues da influência mútua. Atualmente no quadro familiar sabe-se que é extremante antagônico, desde 1985 foi feito todo um trabalho de caráter de Comunicação, para controlar esses antiquados pensamentos que paulatinamente no tempo vão se extinguindo. Hoje em dia, é comum vermos famílias com apenas dois filhos ou apenas um, encararmos situações na qual, é a mulher quem traz o sustento a família, não só nos valores econômicos como também estruturais. Ou seja, a necessidade-desejo passado, foi derramada pela razão-emoção através da "marca" do conforto social do futuro. É um raciocínio lógico, com menos pessoas na casa, menos custos e mais qualidade de vida para o lar. Isso foi produzido pela mídia engajada na mudança de comportamento dos pais da antiga sociedade, em busca de um planejamento familiar mais coeso e de maior lucratividade de consumo tanto para pessoas quanto para lojas, empresas e indústrias do mercado mundial.
A propaganda, no conceito de Francisco Assis M. Fernandes, é "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor" (Silva 1983, p. 234).
Existem vários tipos de conceito porém, todos chegam a uma verossimilhança conclusiva. Da mesma forma que os conceitos são "túrgidos", os tipos de propagandas também passam pelo mesmo processo.
Tipos de propaganda: a propaganda moderna está presente em todos os setores da vida, vida econômica, social, político, religiosa, etc., e, portanto, podemos classificá-la nos seguintes tipos: ideológicas, política, eleitoral, governamental, institucional, coorporativa, religiosa, social e sindical.
Propaganda ideológica: trata-se de uma técnica de persuasão desenvolvida por estudos científicos de maneira mais global e ampla dos demais tipos.Sua função é a de formar a maior parte dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social. As mensagens apresentam uma versão da realidade a partir da qual se propõe a necessidade de manter a sociedade nas condições em que se encontra ou de transformá-la em sua estrutura econômica. Regime político ou sistema cultural. (Garcia 1982, pp. 10-11)
Assim, a propaganda ideológica encarrega-se da difusão de uma dada ideologia, ou seja, de um conjunto de idéias que devem perpassar a imagem de responsabilidade da realidade com a proposta de modificar ou manter uma determinada sociedade ou estrutura de comportamento. A propaganda ideológica foi intensamente utilizada no mundo inteiro.
A partir da revolução de abril de 1964, a propaganda ideológica foi coordenada por órgãos: especialmente criados: Assessoria Especial de Relações Públicas da presidência da república (Aerp) nos governos Costa e Silva e Médici; Assessoria de Imprensa e Relações Públicas (Airp) no governo Geisel; finalmente, a secretaria da comunicação Social (Secom) no governo Figueiredo, depois transformada na Secretaria de Imprensa e Divulgação (SID).
FONTE
João Paulo Cavalléro de Freitas
Publicitário e Pesquisador da Comunicação Social como objeto de Estudo Científico
Escritor do Livro O ALMANAQUE DO PUBLICITÁRIO- Básico I
Crédito Imagem
MEL


2 comentários:

  1. Foi muito util pra mim este artigo

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  2. precisava muito saber em qual página do livro eu encontro isso

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