sexta-feira, 6 de março de 2009

Tipos de Propaganda


Propaganda política: tem um caráter mais permanente, seu propósito é difundir ideologias políticas, programas e filosofias partidárias.
A propaganda política tornou-se um dos grandes fenômenos constatados do século XX e um instrumento com poderes incomensuráveis. A propaganda política serviu de esteio para implantação do comunismo, do fascismo e principalmente do
nazismo. "O principal é a agitação e a propaganda em todas as camadas do povo" -asseverou Lenin-; Hitler disse:"a propaganda permitiu-nos conservar o poder, assim, a propaganda nos possibilitará a conquista do mundo" ( apud Domenach s.d., p.7).
Propaganda eleitoral: utilizada na ocasião das eleições, tem como objetivo precípuo, a colheita de votos para determinado postulante a cargo eletivo. Os principais instrumentos das campanhas eleitorais são artes em muros, paredes, meio-fio e ruas asfaltadas; adesivos para automóveis, vitrines, etc.; crachás; braçadeiras; camisetas e bonés; balões cativos; faixas que constituem um material indispensável em uma campanha eleitoral; mala-direta, levando notícias do candidato ao seu eleitorado; e jornal próprio, um dos mais caros instrumentos.
Propaganda governamental: difunde as realizações de um determinado governo com o propósito de criar, reforçar ou modificar a sua imagem, dentro e fora de suas fronteiras. A propaganda governamental é feita pelo próprio governo, ou por companhias estatais, representa aproximadamente 60% do volume de propaganda veiculada no Brasil, o que demonstra a preocupação do governo (em seus três níveis: federal, estadual e municipal) com a opinião pública.
Propaganda institucional: denominada por alguns autores Norte-americanos como: public relations advertising (propaganda de relações públicas), a propaganda institucional é uma área em que as atividades de relações públicas e de propaganda se interagem. Ela tem por propósito preencher as necessidades legítimas da empresa. Aquelas diferentes de vender um produto como:

a) Agir, se legal e permitido, para proteger os negócios da empresa quando ela recebe ataque político:
b) Facilitar o recrutamento de pessoal para a empresa:
c) Usar a propaganda institucional como instrumento específico e para dar assistência, em áreas especiais, aos esforços de venda da empresa.
"Quando a propaganda institucional tem o sentido de informar, persuadir e predispor favoravelmente as pessoas em relação ao produto, serviço, marca ou instituição patrocinadora das ações de comunicação, ela ainda cumpre a importante função de ferramenta estratégica de marketing, com os propósitos de consolidação do posicionamento corporativo e dos objetivos estratégicos da empresa" (J.B. PINHO- comunicação em marketing p.134).
Propaganda corporativa:
o Publisher Information Bureau (PIB) classifica a propaganda corporativa quando ela preenche um ou mais destes propósitos:
a) Divulgar e informar ao público as políticas, objetivos, funções e normas da companhia;
b) Construir uma opinião favorável sobre a companhia, destacando sua administração, know-how, corpo técnico, tecnologia, aperfeiçoamentos nos produtos, a contribuição para o progresso social e bem estar do público; além de, contrabalancear a propaganda desfavorável e as atitudes negativas;
c) desenvolver uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia ou para desenvolver sua estrutura financeira. (Apud Garbett 1981. p.13)

Propaganda religiosa: a propaganda já era usada desde os primórdios do capitalismo mercantilista, a igreja católica também à utilizou em demasia em 1962, ano em que criou a Congregatio de Propaganda Fide (Congregação para a Propagação da fé). As religiões sempre exerceram influência sobre os povos, com formas de persuasão destinadas a influenciar, em um determinado sentido, as opiniões e os sentimentos do público-alvo.
Propaganda social: é a propaganda voltada para causas civis: desemprego, adoção do menor, tóxicos, vacinação, Planejamento familiar, prevenção de doenças, entre outras. Nos tempos que vivemos, o social deve mais do que nunca ser a preocupação da comunicação. Mesmo as campanhas de publicidade comercial de empresas com senso de responsabilidade social, mais do que vender, procuram orientar e informar para a racionalização das compras, por meio da escolha-substituída.
Propaganda sindical: é a propaganda patrocinada por sindicatos patronais e de trabalhadores, com veiculação na mídia para divulgar idéias, forças, princípios, realizações e atividades do movimento sindical, em geral daquelas entidades mais organizadas. Esta propaganda é muitas vezes empregada para sensibilizar a opinião pública em favor de suas causas ou esclarecer e alertar a população sobre a realização de um movimento grevista, por exemplo, no setor de transportes, procurando minimizar as suas conseqüências.


FONTE
João Paulo Cavalléro de Freitas
Publicitário e Pesquisador da Comunicação Social como objeto de Estudo Científico
Escritor do Livro O ALMANAQUE DO PUBLICITÁRIO- Básico I
Crédito Foto
Rmaudiostudio

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