sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como fazer um Plano de propaganda?

O plano de propaganda é um documento preparado no decorrer do planejamento de campanha, ele serve para prever e sistematizar todas as atividades publicitárias, como utilização de veículos e espaços, target, mídia, custos de mídia, produção e custos de produção nas geradoras de propaganda. O documento deve tratar de forma explicativa como atingir os objetivos, dentro também de um prazo determinado.
O plano serve para:
1-avaliar o problema
2-propor solução
3-apontar as alternativas mais favoráveis

Por ser mais completo, muitas vezes o plano de propaganda é substituído pelo plano de campanha.
Quais os setores da propaganda?
Vamos esquematizar quais são os setores da propaganda
Anunciantes, corretores/agenciadores, agência, fornecedores e produtoras, veículo, consumidor-final.
Vamos ver cada um:
1- Anunciante; para agência também chamado de cliente, é a empresa, pessoa ou instituição que faz uso da propaganda para resolver algum problema de comunicação e, com isso, atender a uma finalidade específica e definida. Geralmente a venda de produtos e serviços. O anunciante é o processo inicial de qualquer atividade de comunicação de mercado, é o principal responsável por sua realização.
2-Corretores e agenciadores; Pessoas (até mesmo pequenas empresas) que cuidam da intermediação entre os anunciantes e o veículo, principalmente, e entre o cliente e os fornecedores e produtoras, em alguns casos. Prestam algum tipo de auxílio e assessoria especializada ao anunciante e não devem ser confundidos de nenhuma forma como publicitários, pois, trabalham apenas para uma exibidora e têm como objetivo básico a colocação de propaganda no veículo ao qual estão ligados.
3-Agência; Empresa especializada na técnica, na arte e na ciência da comunicação, reunindo profissionais possuidores de técnica específica, e corpo profissional de diversos segmentos (atendimento, planejamento, criação, mídia, pesquisa, psicologia etc.), com definições específicas.
A agência assessora o anunciante em todas as necessidades da comunicação de mercado e executa as tarefas necessárias à sua realização, coordenando o trabalho de fornecedores e produtoras e intermediando o relacionamento cliente-veículo, funcionário-consumidor-final (endomarketing).
Existem agências com os mais diversos perfis, dimensões e segmentos, mas que cumprem no essencial suas funções de comunicar mercadologicamente seus clientes com seu público.

4-Fornecedores e produtoras; Pessoas e empresas especializadas na produção de peças (anúncios, cartazes, comerciais, fonogramas, etc.) de propaganda, trabalhos que realizam diretamente para os anunciantes, ou por intermediação e sobe a coordenação de corretores (caso menos comum), e agências (situação mais comum).
5-Veículo; Cabe ao veículo a exibição da propaganda, levando as mensagens do anunciante até os consumidores. Como já vimos são muitos os tipos de veículo existentes, cada qual com sua característica e função específica.
6-Consumidor-final; Parte âmago da propaganda. Ele pode ser: pessoa, grupo, empresa ou instituição para quem as mensagens são dirigidas, e da qual se espera uma reação positiva e favorável.
FONTE
Livro O Almanaque do Publicitário
Capítulo V
AUTOR
João Paulo Cavalléro de Freitas

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