quinta-feira, 23 de abril de 2009

Publicidade, a Alma e o Corpo do Negócio.

Ao nosso redor tudo está "revestido" por anúncios, imagens e produtos, como dizem os economistas "a propaganda é uma afronta às ciências econômicas".
Tudo ao nosso redor acaba por produzir em retórica algo que esteja ambicionando levar as pessoas ao consumo, existem muitos marcas conhecidas exacerbadamente, porém quando estes mesmos produtos por ventura deixam de anunciar por algum período, põem em risco todo o negócio estratégico. O mercado de refrigerantes é o maior exemplo disso, em seu panorama de concorrência temos, além das marcas de refrigerantes que concorrem severamente entre sí, cervejas, chás, cafés, até a própria água concorre com o "suco gasoso". Ao cogitar que uma pessoa com sede num restaurante ficará em dúvida em pedir água ou refrigerante? A resposta pode parecer óbvia, porém existem muitas pessoas que optam por refrigerantes, pelo fato de que inconscientemente o mesmo, viu uma propaganda da Coca-cola há pouco tempo e sem ter se apcercebido disto optou pelo desejo da marca.
A propaganda é um fator preponderante para o processo de seleção do consumidor. As luxuosas marcas, o conhecimento do produto, a moda que ele está adquirindo, são fatores finais na decisão "do que levar". Mas a ratificação continua, por mais que o produto já tenha obtido uma porção de público-alvo consistente, o produto-marca nunca poderá parar de provocar campanhas, a perene propaganda serve de lembrete para mostrar que o produto ainda existe e pode ser salutar nas necessidades de consumo. Imagine a Coca-cola sem fazer mais nenhuma campanha publicitária, será que ela iria continuar com o mesmo share de mercado? Em plenitude de certeza, não! Ainda mais no mercado de refrigerante que a concorrência é impiedosa, tanto prova disso, que não é por outro motivo que a "Coca" está em todo lugar, filmes, revistas eletrônicas e comuns, novelas, em ruas e por todo canto que se anda, se ouve e enxerga-se a palavra "Coca".
Alguns dos principais produtos do consumidor brasileiro: Nestlé, Kolynos, OMO, Bombril, Nike Levi’s, Brahma, Shell Volkswagen, Ford. Ao mesmo tempo em que são os maiores marcas do mercado, são também as maiores anunciantes, este é o preço da fatia do bolo. O sucesso mercadológico é um composto une-trine de: Qualidade, Marketing e Produção se algum desses falhar de nada adianta.
Fonte
O Almanaque do Publicitário
Capítulo II
Autor
João Paulo Cavalléro de Freitas

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