sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que é criatividade?

A criatividade não é de fato um dom, entretanto é um potencial a ser explorado dentro de cada indivíduo. Você já parou para pensar quem são os verdadeiros vencedores deste mundo? São aqueles que constroem a diferença, criando coisas novas, situações antes jamais avaliadas. Por demais vezes com certeza muitos momentaneamente, até os põem em julgamento de "insanos", "loucos", pela mente tão fecunda e diferente, entretanto, paulatinamente o resultado do empenho e da genialidade vem e é compreendido com resultados que devem ser lógicos e factuais para terem aceitabilidade social.Santos Dumont ao inventar o primeiro aparelho industrial que alçasse vôo, foi muitas vezes ridicularizado por descrentes. Lembra o iogurte? Há tempos atrás pouquíssimas pessoas gostavam de tomar, replicavam que era amargo, azedo etc... Logo veio um "louco" e pôs um morango no iogurte e o resultado nem precisa proferir. Outro maluco foi o presidente da SONY, (já ouviu falar nessa marca?) Era um pobre homem que adorava escutar música 24 horas por dia, no trabalho, almoçando, jantando, dormindo, etc. logo sabe qual foi a idéia desse "louco"? Criar o primeiro aparelho de som móvel, o conhecidoWaucman, a princípio todas pessoas envolvidas na "maluca" idéia questionavam: "quem vai gastar seu tempo e dinheiro para comprar um aparelho com uma utilidade tão fútil?". O resultado; você com certeza, já deve ter tido, ou escutado alguma música em um desses aparelhos não é? São infindáveis os exemplos de gênios que souberam pensar ao contrário, diferente do convencional e tiveram a aceitabilidade.Abaixo, os mandamentos da criatividade:Seja um vencedor;Os seis passos para a criatividade.1. Saiba que sua cabeça é um baú cheio de jóias preciosas: construir um máquina eletrônica, por mais moderna que seja, contendo as mesmas informações e características do seu cérebro, custaria no mínimo quatro bilhões de dólares, portanto prezerve esta preciosidade.2. Seja observador: observe tudo que há em sua frente cuidadosamente, analise-as, tire conclusões. Para que elas servem? Porque elas estão dispostas dessa maneira, não poderia ser diferente? Observe tudo, como se fosse a ultima coisa que você pudesse ver em toda a vida.3. Escutar sempre é um bom negócio: Escutar é falar futuramente melhor do que quem falou. Aprenda a escutar, seus ouvidos são armas precisas. Perceba além do que foi dito, pense noutra solução diferente a de que foi dada.4. Escute. Interprete. Compreenda, depois julgue.5. Nunca fique sem fazer nada: use seu tempo de ociosidade com sabedoria, lendo, escrevendo, tentando encontrar soluções para os problemas que aconteceram, ou os que poderão acontecer.6. Julgue-se capaz: seja auto-suficiente pró-ativo, se conscientize que você é bom em tudo, e em que faz não existe ninguém melhor. Seja mais você, obviamente sem pisar em ninguém, muito menos sendo esnobe com o outro, apenas confiante de seu potencial.Após se convencer destes mandamentos, estará pronto para qualquer tarefa na vida, principalmente a criativa."As pessoas que se destacam neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam". (Bernard Shaw- Filósofo)"As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante o inconsciente precisa estar bem informado".(David Ogilvy- Publicitário)Para vencer é preciso ser criativo e meio louco. O louco: é o gênio não compreendido; o gênio: é o louco que é compreendido! O mundo: é dos que enxergam este louco diferente do que ele é. Um gênio, criativo e; também louco... O gênio e o mundo.
FONTE
Livro O Almanaque do Publicitário
CAPÍTULO IV
AUTOR
João paulo Cavalléro de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário